sábado, 9 de abril de 2011

Três terremotos e um tsunami: a lua-de-mel catastrófica de um casal sueco



Quem é que não gostaria de passar três meses em lua-de-mel, viajando ao redor do mundo? Um sonho que para o casal de suecos Erika e Stefan Svanstrom se transformou em uma aventura heróica. A família Svanstrom - que viajava com a filha Elinor - pegou inundações na Austrália, a maior tempestade de neve do ano Alemanha e até o terremoto no Japão, com direito ao tsunami. Um festival de catástrofes naturais...
Tudo começou com a primeira parada da viagem, Munique, onde enfrentaram o que a imprensa alemã classificou como a "tempestade de neve do século" .Depois, o casal foi pra Bali, onde enfrentou a fúria dos monções, com chuvas torrenciais que inundou a ilha indonesiana. Para tentar escapar do mau tempo, anteciparam a viagem para a próxima etapa: Perth, na Austrália.
Pena que alí, vários incêndios destruiam a periferia da capital da Austrália ocidental. Melhor ir para Queensland,  no norte, pensaram os turistas. Foi chegar em Cairns para presenciar a força do ciclone Yasi, um dos mais violentos já registrados na região.


Depois de uma noite do refúgio, junto com outras 2,5 mil pessoas, o casal decide ir para Brisbane mas nem alí encontram tranquilidade: tudo alagado e nas fotos de família, a espera no aeroporto até embarcar para fugir da maior inundação dos últimos cem anos. 
A história a este ponto ganhar toques de surrealismo. Os Svanstrom, de Brisbane, voam para a Nova Zelândia, mais precisamente para Christchurch e chegam pouco depois de um terremoto, que destruiu a cidade. O casal decide ir para o Japão, claro que a tempo de viver toda a emergência tsunami e a crise nuclear. No dia 29 de março, a família finalmente encontra paz na China onde termina a aventura. Agora o casal está em casa, em Estocolmo, todos sãos e salvos.Ufa!

Nenhum comentário: